Páginas

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ELUVEITIE - DISCOGRAFIA:



HISTÓRIA

Eluveitie (pronuncia-se /ɛlˈveɪti/) é uma banda de folk metal pagão da Suíça.
O som deles pode ser descrito como Celtic Folk Metal com influências de Death Metal Melódico. A banda foi formada em 2002 e o primeiro EP, Vên, saiu em 2003. A banda, então, lançou o primeiro álbum, intitulado Spirit. Em novembro de 2007, Eluveitie assinou contrato com a Nuclear Blast. O primeiro álbum após o contrato foi o Slania, lançado em fevereiro de 2008, alcançando o 35º lugar nas paradas suíças e 98º nas alemãs. 
Um dos principais chamativos de Eluveitie é o uso virtuoso e liberal de instrumentos tradicionais da cultura celta, contracenando com os gritos emotivos de Chrigel e as guitarras. Um outro são as letras das músicas; em vez de usarem qualquer uma das línguas faladas atualmente no país de origem dos membros, os gritos, vocais limpos, e ocasionais partes declamadas estão na extinta língua Gaulesa.
Eluveitie é o Etrusco de "o Helvécio", referindo-se a uma inscrição da tribo celta Helvécia, datada de seus relatos primordias.

BIOGRAFIA

A banda foi fundada no inverno de 2002 por Christian "Chrigel" Glanzmann como um projeto focado nos estúdios apenas, onde participavam diferentes pessoas em diversas músicas. Em outubro do ano seguinte publicaram o MCD Vên (em Gaulês Helvécio para “Alegria Selvagem”). Depois de muitas análises positivas por parte do cenário musical e da mídia, Chrigel decidiu concretizar a banda em vez de deixa-la apenas como um projeto. Ele juntou outros nove músicos, formando uma banda completa com dez integrantes.
Então, o grupo fez seus primeiros shows, incluindo um que participaram do “Swiss Metal Festival Elements of Rock” onde assinaram um contrato com a gravadora holandesa Fear Dark pela qual regravaram Vên em 2004. Outras performances ao vivo foram sendo apresentadas, como em alguns eventos da “Fear Dark Festivals”, como suporte para as já estabelecidas bandas internacionais de metal folk/pagão como Korpiklaani e Cruachan. Neste ponto, a banda estava totalmente ocupada, e sete dos dez mebros deixaram a banda por diversas razões, ficando Chrigel Glanzmann, Sevan Kirder e Meri Tadic, que tiveram que continuar com novos membros. Eles recrutaram seis outros, incluindo Sevan Kirder, fazendo com que Rafi Kirder ficasse com o baixo, e assim tornando a banda grande novamente, desta vez com nove membros no total.
Um álbum, de edição limitada, foi lançado, como tributo à banda Germano-Islandesa Falkenbach, em setembro de 2006, em comemoração ao 15º aniversário da banda. O álbum incluía um cover feito pelo Eluveitie, "Vanadis".
No começo de 2006, houve mais uma mudança na formação da banda. Quando Sarah Kiener foi substituída por Anna Murphy, tocando sanfona, a banda decidiu que não precisaria mais de Linda Suter tocando violino, diminuindo o número de integrantes para oito.
No segundo quarto de 2006, o álbum intitulado Spirit foi publicado pelo selo Fear Dark, e em setembro do mesmo ano, Eluveitie começou a turnê europeia com a banda alemã Odroerir. No final de 2006, a banda assinou um novo contrato com a gravadora alemã Twilight Records. No começo de 2007, eles tocaram no Ragnarök Festival.
Em novembro de 2007, Eluveitie assinou um novo contrato, dessa vez com a Nuclear Blast. O novo estúdio promoveu o álbum Slania (um nome feminino que Chrigel viu em uma lápide de 2500 anos), sendo o mesmo lançado em 15 de fevereiro de 2008.
Em 4 de junho de 2008, os irmãos Rafi Kirder e Sevan Kirder (baixista e tocado de gaita-de-fole, respectivamente) anunciaram nas páginas do MySpace deles que deixariam a banda.
O projeto Evocation, que foi anunciado em 2008, foi lançado como álbum-conceito duplo acústico. Chrigel afirmou que, apesar de ser um álbum acústico, o álbum apresentará muitas características de trabalhos anteriores do Eluveitie, como os vocais guturais. A primeira parte do álbum, Evocation I: The Arcane Dominion, seria lançado em abril de 2009. A banda lançou uma edição especial oficial do seu novo álbum, Slania/Evocation I: The Arcane Metal Hammer Edition na edição de maio da revista Metal Hammer. Foi lançada em 15 de abril de 2009, com seis músicas do novo álbum e seis do Slania.

TEXTO - Wikipédia;


2003 - Ven - (Demo);

1 - D'Veriu Agage D'Bitu
2 - Uis Elveti
3 - Ôrô
4 - Lament
5 - Druid
6 - Jêzaig



2004 - Ven - (EP);

1 - D'vêritû Agâge D'bitu
2 - Uis Elveti
3 - Ôrô
4 - Lament
5 - Druid
6 - Jêzaig



2006 - Spirit;

1 - Spirit
2 - Uis Elveti
3 - Your Gaulish War
4 - Of Fire, Wind & Wisdom
5 - Aidu
6 - The Song of Life
7 - Tegernako
8 - Siraxta
9 - The Dance of Victory
10 - The Endless Knot
11 - Andro



2008 - Slania;

1 - Samon
2 - Primordial Breath
3 - Inis Mona
4 - Gray Siblime Archon
5 - Anagantios
6 - Bloodstained Ground
7 - The Somber Lay
8 - Slania's Song
9 - Giamonios
10 - Tarvos
11 - Calling the Rain
12 - Elembivos
13 - Samon (Acoustic Version)



2008 - Live at Metalcamp;

1 - Intro
2 - Primordial Breath
3 - Gray Sublime Archon
4 - Inis Mona
5 - Bloodstained Ground
6 - Of Fire, Winf & Wisdom
7 - Giamonios
8 - Slanias Song
9 - The Somber Lay
10 - Your Gaulish War
11 - Uis Elveti
12 - Tegernako
13 - Andro



2009 - Omnos - (Single);

1 - Omnos
2 - Brictom



2009 - Invocation I - The Arcane Dominion;

1 - Sacrapos - At First Glance
2 - Brictom
3 - A Girls Oath
4 - The Arcane Dominion
5 - Within the Grove
6 - The Caudron of Renascence
7 - Nata
8 - Omnos
9 - Carnutian Forest
10 - Dessumiis Luge
11 - Gobanno
12 - Voveso In Mori
13 - Memento
14 - Ne Regv Na
15 - Sacrapos - The Diparaging Last Gaze
16 - Slania - (Folk Medley)
17 - Omnos - (Early Metal Version)



2009 - Slania - Evocation I - (The Arcane Metal Hammer Edition);

1 - The Arcane Dominion
2 - Gray Sublime Archon
3 - Brictom
4 - Inis Mona - (Including Live Intro)
5 - Memento
6 - Bloodstained Ground
7 - Within the Grove
8 - The Cauldron of Renascence
9 - The Somber Lay
10 - Omnos
11 - Slanias Song
12 - Voveso in Mori
13 - Slania (Folk Medley)



2012 - Helvetios;

1 - Prologue
2 - Helvetios
3 - Luxtos
4 - Home
5 - Santonian Shores
6 - Scorched Earth
7 - Meet the Enemy
8 - Neverland
9 - A Rose For Epona
10 - Havoc
11 - The Uprising
12 - Hope
13 - The Siege
14 - Alesia
15 - Tullianum
16 - Uxellodunon
17 - Epilogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário